Só Pega no Tranco

Meu cérebro é meio assim: Só pega no tranco! Se eu passar muito tempo sem usá-lo ele oxida totalmente. Para evitar isso, vou procurar dar algum trabalho ao coitado. Não esperem muito.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Os Misteriosos Comerciais de Cremes Dentais




Os comerciais de cremes dentais sempre foram para mim algo muito misterioso. Não sei se vocês repararam, mas eles seguem um padrão. Na verdade, um não, dois padrões.

O primeiro deles:

- Sempre são pessoas brancas e que têm suas vozes substituídas pelas de dubladores. Sempre têm penteados impecáveis, são de classe média alta em diante e sorriem o tempo todo. Quando usam o creme dental, essas pessoas preenchem todo o espaço da escova (algo incorreto segundo os dentistas, já que pode levar à fluorose ) e conseguem algo que nunca consegui na vida (tentava, quando criança), que é deixar aquele rabinho no creme. É claro que o comercial incentiva o público a gastar mais rapidamente seu creme dental e comprar mais.

Segundo padrão:

- São pessoas supostamente entrevistadas dizendo que seu dentista lhe recomendou usar o mesmo creme dental que ele e sua família usa. Geralmente este é um creme dental novo no mercado, mas passa-se a impressão de que é milenar e que o dentista já o usava desde criança. Relatam um "antes e depois" e dizem como são felizes agora que usam esta marca. Alguns gráficos (ou animações) simulam o creme dental removendo placas, matando cáries, etc., para ilustrar a eficácia do dentifrício.

Não sou um homem de marketing. A baixa quantidade de visitantes neste blog é prova disso. Mas, fico a me perguntar:

- Se os marketeiros de cerveja fazem comerciais tão brilhantes, porque os de creme dental não conseguem isso?

- Será que eles acreditam que pessoas de outra raça que não a branca não escovam os dentes? Por que só louros? (Nada contra, viu...)

- Alguém acredita que a pessoa do segundo padrão que dá seu "depoimento espontâneo" não seja paga por isso?

- Por que as pessoas do primeiro padrão têm suas vozes dubladas? Seriam esses comerciais todos estrangeiros? Isso não diminuiria a inserção no público brasileiro, que não têm casas tão suntuosas quanto as personagens, por exemplo?

- Por que o melhor creme dental (na minha opinião), que é o Prevent , não tem nenhum comercial? Será pelo seu gosto não tão agradável? Ou seria porque não cria tanta espuma? Ou porque tem um público cativo que não precisa mais ser convencido a usá-lo?

- Não há de certa forma uma irresponsabilidade por parte dos publicitários em incitar o público a consumir doses excessivas de creme dental? E, por parte da Associação Brasileira de Ondontologia, não deveria haver alguma ação contrária a esta prática, algo do tipo "Use com moderação"?

E, a bem da verdade, os cremes dentais são muito parecidos entre si. Cada um tem um diferencial (Juá, Eucalipto, Clareador, Removedor de placas...) mas no fim fazem praticamente o mesmo efeito que um genérico qualquer. Com raras exceções... Todos muito parecidos, como seus comerciais.



2 Comments:

Blogger Unknown said...

eu tenho q faser um tipo de comercial achei melhor faser de pasta d dentre,ou seja,creme dental entao essas dicas foram boas pra me ajudar a criar o meu!

9:25 AM  
Blogger Estela said...

Eu tb adoro o prevent (e nunca vi NENHUM comercial dele. comprei por acaso)

4:35 PM  

Postar um comentário

<< Home