Só Pega no Tranco

Meu cérebro é meio assim: Só pega no tranco! Se eu passar muito tempo sem usá-lo ele oxida totalmente. Para evitar isso, vou procurar dar algum trabalho ao coitado. Não esperem muito.

sexta-feira, setembro 29, 2006

Férias!, vacances!, holidays!, Urlaub!






"Férias, vacances, holidays, Urlaub - é tudo férias: em português, francês, inglês e alemão, respectivamente.

"É muito interessante verificar que, apesar de tanta variedade, as diferentes palavras, até etimologicamente, têm a ver com liberdade, dias festivos de descanso, dias sagrados e santos.

"Férias - em alemão, Ferien - vem do latim feriae, significando dias libertos de negócios e trabalhos, dias festivos, dias de descanso. O termo vacances - em espanhol vacaciones - tem a sua origem no verbo latino vacare: estar em descanso, ter tempo e vagar para - o substantivo vacatio tem o significado de isenção, graça e dispensa de serviço. Os ingleses em férias estão on holidays, portanto, em dias santos. Urlaub tem na sua raiz erlauben e Erlaubnis, com o significado primeiro de permissão de sair, dada pelo senhor ou pela dama ao cavaleiro; actualmente, quer dizer dias livres, sem serviço e sem trabalho, para o descanso. (...)"
Mais AQUI.

Até que enfim... Libertas quae sera tamen! Bendito seja o cara que inventou as férias. Tentei descobrir quem foi, mas não consegui. Até achei um texto, mas não dei muito crédito.

Pasárgada que me aguarde! Quase um ano acumulado de "encheção" de saco, brigas, problemas e toda a desagrabilidade do trabalho me deixou um cara por demais cansado e abatido. Agora, nada como passar um tempo na minha bucólica cidade para repor as energias, refletir acerca do futuro, planos, botar em ordem algumas coisas, sem me preocupar em madrugar pra ir pro trampo... Ah... que bacana... estou até mais leve.

1 Comments:

Blogger R.C. said...

Férias... que vontade.
Mas sabe o que estou fazendo?
Me preparando para o vestibular.
rs...

Gostei de seu blog.
Visitarei mais vezes.

6:54 PM  

Postar um comentário

<< Home